2024/03/28

2014栗子節花絮Festa de S. Martinho de 2014

今年的栗子節於11月7日星期五下午在二嚨喉中葡小學盛大舉行, 當日非常熱烈及精彩。 適逢今年是澳門特區政府成立15周年,本次大會主題為 “「語文」  同樂慶回歸暨栗子節嘉年華”。 有來自中、小、幼的學生、家長及嘉賓等近千人參與慶祝活動。

今次開幕禮儀式簡單而隆重, 以 “烤栗子” 形式進行,烤栗子是栗子節用來慶祝豐收的傳統,寓意語言教育推廣的成果並且慶祝澳門回歸祖國十五年。

今年的會場有很多特色的攤位遊戲、文化節目表演和葡式美食以及葡國傳統遊戲等。文化節目表演精彩多樣,首先,有來自葡文學校表演普通話合唱:《一個神奇的地方》,之後有何東中葡小學表演的葡語兒歌:《安德魯的樂器店》及澳門葡人之家協會的 “手偶表演”,表演節目非常精彩呀! 接著還有二龍喉中葡小學演出話劇:“Carochinha”、葡文學校表演英語歌曲:“Step”以及有粵華中學表演的葡語歌曲:“Homem do leme” 。

最後一個環節由中葡職業技術學校高二翻譯班的鄺文秀同學表演普通話朗誦:《我的驕傲,我是中國人》,Josefina的演出亦很出色,老師們真感到驕傲! 今年活動在歡樂的氣氛中結束,我們都熱切期待下一次栗子節的到來。

Realizou-se a Festa de S. Martinho no dia 7 de Novembro de 2014 à tarde na Escola Primária Luso-Chinesa da Flora. A festa foi muito animada e divertida. Para comemorar o 15º aniversário do estabelecimento da RAEM, o tema do evento foi “Amor a Macau, Festa Popular – Comemorações do 15º Aniversário da Região Administrativa Especial de Macau e Festa de São Martinho”. Estiveram presentes cerca de mil alunos (dos ensinos infantil, primário e secundário), pais e os convidados.

A cerimónia da abertura foi simples mas muito significativa: assando as castanhas. Uma das tradições portuguesas para celebrar a Festa de S. Martinho é o assar as castanhas. Os convidados oficiais subiram ao palco para colocarem as castanhas nas “ assadeiras” simbolizando a colheita que vem sendo feito com o trabalho contínuo na promoção do ensino de línguas. Festejou-se também desta forma o 15º Aniversário do Estabelecimento da RAEM.

No evento estavam muitas tendinhas bem decoradas de jogos para as crianças, jogos tradicionais portugueses, espectáculos de palco, assim como a a confecção de comidas portuguesas.

Os espectáculos culturais foram muito apreciados e diversificados. Em primeiro, Coro em Mandarim “Um lugar maravilhoso” apresentado pelos alunos da Escola Portuguesa de Macau. Seguidamente, os alunos da Escola Luso-Chinesa Sir Robert Ho Tung actuaram a canção “Fui à loja do Mestre André”. A Casa de Portugal em Macau apresentou-nos uma peça de teatro com marionetas. A actuação foi fantástica! Os alunos da Escola Primária Luso-Chinesa da Flora apresentaram a peça de teatro “Carochinha”. Seguiu-se a banda da Escola Portuguesa de Macau, que recentemente tem feito muito sucesso nos concursos, ofereceu-nos a canção criada e composta por eles próprios “Step”. A seguir, os alunos do Colégio Yuet Wah cantaram uma canção portuguesa “Homem do Leme”.

Para terminar, a aluna Josefina (Kuong Man Sao) da nossa Escola declamou a poesia “Orgulho meu, eu sou chinês” em mandarim. Ela apresentou muito bem! “ Josefina, ficámos muito orgulhosos por ti!” O evento foi muito interessante e animado. Esperamos agora pelo evento do próximo ano!

Speak Your Mind